Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Obreiro: Um Vaso de Honra

TEXTO BASE: II TIMÓTEO 2:14-26



A palavra que vos trago nesta noite é inspirada na última carta escrita por Paulo antes de sua morte. Com esta carta Ele queria passar as últimas instruções e encorajar ao jovem Timóteo, seu discípulo que se tornara pastor da igreja de Éfeso. Paulo incentiva Timóteo a ser a pessoa que Deus pode usar para realizar seus propósitos e milagres nesta Terra. 


A palavra vaso apresenta vários significados, dependendo de qual seja o propósito de Deus para realizar as suas obras, e para tal Ele precisa de vasos disponíveis. Foi assim na multiplicação do azeite da viúva quando Eliseu mandou a viúva pedir vasos emprestados (II Reis 4). Foi da mesma forma na transformação da água em vinho por Cristo Jesus quando os serventes pegaram seis talhas (vasos) cheias de água (João 2:6). E neste caso a palavra vaso é tomada como ilustração de nossa vida quando nos apresentamos ao Altíssimo como vasos disponíveis para a sua obra, a fim de podermos desempenhar bem o
propósito pelo qual Deus nos formou. 

Nesta ilustração Paulo compara o cristão a vasos prontos que servirão para honra ou para desonra. Faz-se necessário entender o que a Bíblia Sagrada quer nos ensinar quando aponta para nós como utensílios, isto é, nos encoraja a se apresentar a Deus aprovado como obreiro que maneja bem a Palavra. Ensina-nos que devemos evitar falatórios inúteis, isto é, conversa que não traz edificação e proveito, tal como falar mal dos outros, perdendo tempo com assuntos que não edificam, falatórios profano que são verdadeiro lixo; Nos afastar de pessoas que se desviaram da verdade e pervertem a fé de alguns; Evitar contendas, sendo paciente, evitando levantar questões por qualquer futilidade; Afastar-se da injustiça, pois ser injusto é ser desleal, é não fazer aquilo que é nossa obrigação fazer; e por fim a Bíblia Sagrada nos adverte que devemos ter um comportamento maduro fugindo dos sentimentos jovens que são inconstantes, impulsivos e impacientes. O jovem muda de opinião rapidamente, ao mesmo tempo que ele deseja algo, já não o quer mais, fala e age sem pensar, ele quer abraçar o mundo a sua volta ao mesmo tempo, não sabem esperar. Existem pessoas que acham que ser um Vaso de Deus é pular, falar em línguas. 

É obrigação de o vaso procurar se aperfeiçoar em santidade através da purificação. Se o vaso viver satisfazendo sua carne, não poderá agradar a Deus. A natureza pecaminosa precisa ser mortificada para que o Espírito possa prevalecer. Portanto, Deus só irá usar um vaso para honra, e para ser um vaso de honra, ele deve satisfazer as seguintes condições: 


● Ser limpo por dentro e por fora, isto é estar livre de pecados visíveis ou ocultos, que o homem vê e os que só Deus pode ver. Não pode ter rachaduras. 

● Precisa estar disponível, isto quer dizer que quem escolhe o momento que o vaso vai ser utilizado e onde vai ser usado é o Altíssimo quem escolhe.

● O vaso tem que estar cheio. Vazo vazio é sinal de desonra. Vazo vazio é presa fácil do encardido. Para ficar cheio é preciso que o vaso seja cheio do Espírito Santo, ore, jejue, trabalhe se envolvendo em comunhão com os irmãos. Em verdade não importa tanto o vaso mais sim o conteúdo do vaso. Precisamos nos livrar do conteúdo maligno, o pecado guardado. Ele pode ser simples por fora, mas dentro deve estar cheio da graça de Deus, da unção de Deus, do poder de Deus. O Apóstolo Paulo disse (II Co 4:7): temos porem, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Precisamos então encher o nosso vaso da palavra de Deus.

O apóstolo Paulo estava preocupado com Timóteo e nesta epistola ele quer ensiná-lo de uma maneira clara e objetiva como ser um vaso de honra. Ele alerta que o vaso poderia ser feito de diferentes materiais como Pedra, lama, ouro, prata, barro, mas Deus escolheu o barro e deixou de lado todos os demais materiais porque o barro denota equilíbrio entre água (fala do mover sobrenatural de Deus) e terra (fala das coisas do dia a dia). Isto nos lembra que o homem precisar ser espiritual sem deixar as coisas do dia a dia. O vaso que o Altíssimo vai usar é espiritual, mas também é humano. Deus escolheu o barro em detrimento aos outros metais porque o vaso não pode ser duro, mudo, Pesado. Se formos inflexíveis como os metais (não perdoar, não aceitar correção, não se arrepender, não reconhecer o erro, não chorar, não querer mudar) não poderemos ser usados. Sejamos flexíveis como o barro nas mãos do oleiro (Jr.18.1-6). Deus escolheu o barro em detrimento da lama porque ela é Instável e onde estiver suja o ambiente. O vaso não pode ser instável como uma criança, sem firmeza... 

O barro não tem valor; não é objeto de contendas, de guerras, ninguém briga por causa de barro, o único lugar que o barro vale alguma coisa é nas mãos do oleiro. O barro não tem querer, ele permite que o oleiro o molde segundo a sua vontade, então um vaso deve permitir que Deus o molde e isso só pode acontecer de dentro para fora. Ele opera transformando, melhorando, aperfeiçoando nossa vida para que possamos derramar e não para ser guardado. Para sermos suas testemunhas. 

Coloque-se nas mãos do oleiro para que ele o transforme, limpe e use para a sua glória. Permita que Ele lhe quebre e lhe faça de novo, permita que Ele te passe pelo fogo para que adquiras resistência e firmeza. Reconheça que somos pó, pois foi isso que Deus falou que somos. Aceite que somos fracos, frágeis e necessitados de Deus.

Você é especial para Deus. Você é único, Deus não fez ninguém igual a você. Deixa Ele te usar da forma e como Ele quiser, não imites a ninguém. Ele sabe porque nos fez, e qual o propósito. 

Lembre-se não existe meio termo ou você é benção ou é maldição, ou você é de Deus e vai para o céu ou você não é de Deus e vai para o inferno, ou você é de Honra ou de Desonra.

Portanto, Humilhai-vos, debaixo da potente mão de Deus para que, a seu tempo, Ele vos exalte. A promessa de Deus é gloriosa para aqueles que se humilharem.

Amém!



Pregação realizada na
Igreja Fonte de Água viva
Cascavel, 15.05.2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário